SLIDER

TRENDING

When in Rome...

• segunda-feira, maio 11

Hoje trago-vos uma espécie de roteiro de Roma, baseada na minha experiência pessoal.
Onde dormi, o que visitei, o que comi, o que gostei e o que não gostei da cidade eterna!
Estadia | Transporte | O que visitar | A cidade | A comida | Roteiro

Estadia
Em abril, lá fui eu e o meu irmão usufruir da prenda de Natal dos nossos pais. Depois de Londres, Roma foi a nossa segunda viagem juntos. Ficamos lá 5 dias...

Ficamos hospedados no Villa Torlonia, um hotel de 4 estrelas muito simpático e relativamente perto do centro. Fica num bairro muito bonito com um parque natural ao lado. Uma zona pouco movimentada, a 5 minutos a pé da estação de metro. Estávamos a duas paragens de Termini, por isso íamos para o centro com facilidade.

Transporte
Nós optamos por tirar o Roma Pass, um bilhete que vos dá acesso a todos os transportes e a dois museus, durante 3 dias. Podem visitar dois museus da lista do Roma Pass e evitar filas. Nós escolhemos o Coliseu + Fórum Romano + Palatino (os três representam um só) e o Castelo Sant Angelo. Para além disso, com este passe têm descontos em vários museus.

O que visitar
Piazza del Popolo

Dedicamos o primeiro dia a conhecer as ruas da cidade. A Piazza del Popolo é uma das praças mais célebres de Roma. Se bem que perdeu um bocado o encanto por causa das obras e da chuva...

Piazza Navona

Gostei da Piazza Navona. Da sua fonte, dos seus artistas e das suas janelas!

Piazza di Spagna

De todas as praças, a mais movimentada. Apesar das obras, foi a minha preferida! É a perdição de qualquer amante de moda. Miu Miu, Brandy Melville, Prada, Jimmy Choo, Valentino, Dior e Gucci são algumas das muitas lojas que podem encontrar lá.

Fontana Di Trevi
Grátis

E como não há duas sem três, a famosa Fontana di Trevi também estava em obras. Tive imensa pena, adorava ver a fonte em pleno!

Panthéon

O panteão é o edifício mais bem preservado da Roma Antiga. É realmente impressionante ver como se mantém tão sólido depois de tantos séculos.

Piazza Venezia

É impossível ficar indiferente à imponência do monumento a Vittorio Emanuele II! Subindo lá em cima (é grátis), têm uma vista lindíssima sob Roma e alguns locais bem conhecidos como o Coliseu e o Fórum Romano.

Coliseu
Bilhete Coliseu + Fórum Romano + Palatino  = 11,50€ (jovens até os 25 anos)  / 16€ (adultos)
Roma Pass

Este é o grande ícone da cidade, uma  passagem obrigatória. É incrível estar no mesmo local onde lutaram gladiadores e animais selvagens e assim viajar no tempo...

Fórum Romano e Palatino

Aqui podem aproveitar para fazer uma caminhada tranquila pelas ruínas. Pessoalmente não gostei muito pois quando lá fui começou a chover torrencialmente e não tive a oportunidade de aproveitar como queria.

Vaticano
Bilhete 8€ (estudante) / 16€ (normal)
Compramos o bilhete na net para evitar filas

Crentes ou não, o Vaticano é uma paragem obrigatória. Foi o que mais gostei de conhecer em Roma. Ir lá é estar em contacto com Deus e com a Arte em simultâneo. Fiquei deslumbrada com a grandiosidade e o pormenor dos tetos, absolutamente lindíssimos.

A Basílica de São Pedro foi uma das coisas mais bonitas que já vi na minha vida. Por 5€, subimos 551 degraus até a cúpula. Custou (e muito!) mas a vista de lá de cima vale a pena, é simplesmente deslumbrante.

Castelo de Sant'Angelo
Bilhete 9€ (até os 25 anos)  / 12,50€ (adultos)
Roma Pass

Também gostei muito do Castelo Sant Angelo e de conhecer melhor a sua história. No terraço têm, mais uma vez, uma grande vista sob Roma e o Vaticano. A zona à volta é muito bonita e ótima para dar um passeio à beira rio.

Bocca della Verità
Grátis

É muito engraçado ver os turistas a fazer fila só para tirar uma foto com a mão dentro da Boca da Verdade! É uma visita simples e rápida, que vale pelo seu simbolismo.

Termas de Caracalla
Bilhetes 7€ (até os 25 anos) / 10€ (adultos)

Este é um lugar muito tranquilo e cheio de história. Podemos passear com calma e conhecer melhor as termas, ainda em muito bom estado tendo em conta que foram construídas no ano 212!

E ainda
Existem muitos mais museus, igrejas e praças a conhecer. Sugiro que visitem Villa Borghese para um passeio ou piquenique.

A cidade

Visitar Roma é viajar no tempo. Em cada esquina, encontramos uma igreja, um templo ou umas ruínas com séculos. Gostei muito da cidade, das ruelas, da arquitetura e das varandas com flores.

O que menos gostei foi o facto de maioria dos italianos nem inglês perceber... E não se esforçam minimamente para nos entender. Isso irritou-me profundamente.

A comida

Itália é muito conhecida pela sua gastronomia típica, mas eu não fiquei fã. Ia preparada para comer grande prato de massa ou uma pizza deliciosa e... Fiquei desconsolada. A verdade é que os italianos são bem mais simples que nós. Fazem massa com queijo e tomate, pizza com uns cogumelos e 'tá feito! Tudo básico, nada muito elaborado. Fiquei a desejar por uma massa do Vitaminas e uma pizza da Telepizza... Mas isto são opiniões baseadas na minha experiência, espero que vocês encontrem restaurantes melhor!

O meu restaurante preferido foi o Gino 51, no bairro Trastevere - uma zona muito bonita e agradável, cheia de sítios para comer.

Fora as refeições, no supermercado podem encontrar chocolates da Ferrero Rocher absolutamente divinais e os famosos Bacci. Para os amantes de gelado, é obrigatório ir à Giolitti e comer o melhor gelado da vossa vida!

Roteiro
Estivemos lá apenas quatro dias por isso tivemos que fazer uma seleção dos lugares a visitar.
Aqui fica uma sugestão!

1º dia
No primeiro dia fomos descobrindo a cidade a pé e vimos imensa coisa. O nosso percurso foi:
Piazza del Popolo | Piazza di Spagna | Fontana di Trevi | Panthéon | Piazza Navona | Piazza Venezia | Coliseu | Forum Romano | Palatino

2º dia
O segundo dia foi inteiramente dedicado ao Vaticano.

3º dia
Castelo Sant Angelo | Trastevere | Bocca della Verità | Circo Maximo | Termas de Caracala

4º dia
Depois de muito andar nos dias anteriores, no último dia aproveitamos para relaxar nos jardins de Villa Torlonia e da Villa Borghese.

E vocês, já foram a Roma? Gostavam de lá ir? Qual foi a vossa última viagem?
Espero que tenham gostado desta publicação e que um dia vos seja útil!

Image and video hosting by TinyPic

27 comentários

1. Nunca fui a Roma, espero um dia ir lá também.:) Deve ser um encanto realmente... É uma cidade cheia de história e romance! As minhas últimas férias também foram em Itália, mas em Milão e Veneza- que recomendo vivamente!

ResponderEliminar
  2. Adorava ir a Roma!! :D Gostei muito do post! ;)
    Beijinhos, Cátia

3. Eu já fui a Roma, é sem dúvida uma cidade maravilhosa!
    Depois de ver este post fiquei com imensa vontade de lá voltar!

Estou a fazer um giveaway no blog!

ResponderEliminar
  4. Roma é tão bonita. A minha cidade de sonho é mesmo Paris mas as tuas imagens deixaram-me a duvidar de mim mesma.

Marta Rodrigues, Majestic xx

5. Que fotos :o
    Estão lindas, adorava visitar Roma, adoro mesmo :3

Love, Ana ♥

ResponderEliminar
  6. Itália é um dos países que quero visitar. Roma parece ser tão bonita e toda a cultura que traz é fantástico.
    Deliciei-me com as tuas fotografias, só me deu vontade de ir lá!

7. Sendo Roma a minha cidade preferida no mundo, só te tenho a dizer que se não ficaste estupefacta com a comida, é porque não foste aos restaurantes certos! Ahah, um beijinho!

ResponderEliminar
  8. Nunca fui a Roma, espero um dia ir lá também :) Adorei a tua espécie de roteiro por Roma :) as fotos ficaram lindas.
    Beijinho

ResponderEliminar
  9. um dos meus sonhos é ir a Roma e conseguir tirar essas fotos fantásticas como só tu consegues!
    muitos parabéns, até dá mais vontade e um bocadinho de inveja!
    adorei tudo !
    beijinhos! <3

ResponderEliminar
  10. Aiiii que saudades de Roma agora!
    Eu adoro a comida lá XD
    Gostei imenso das fotos ehehe
    Beijinhos

ResponderEliminar
  11. Depois deste post só me dá vontade de ir a Roma! É uma das cidades que tenho mais curiosidade em conhecer :)

12. Gostava muito de conhecer :) Para já bastaram as fotos maravilhosas que deixaste :)

13. As fotos ficaram lindas, só é mesmo pena que tantos locais estivessem em obras :(

GIVEAWAY x http://diariesgirlnextdoor.blogspot.pt/

14. É um dos lugares que mais quero visitar no mundo ♥
    Óptimas dicas :)
    Beijinhos

ResponderEliminar
  15. Adorava ir a Roma Daniela! E as tuas fotos ainda me abriram mais o apetite :p
    THE PINK ELEPHANT SHOE | FACEBOOK | YOUTUBE CHANNEL |

16. Adorava visitar Roma boneca!! Adorei o post, tens fotos maravilhosas!! Um beijinho grande

ResponderEliminar
  17. Que fotos tão amorosas, deste-me vontade de ir a correr para lá !!
    Beijinho ♡
    www.watermelonclouds.tk

ResponderEliminar
  18. É uma viagem que quero muito fazer, adorei as fotos. Infelizmente tiveste algum azar com a chuva e as obras... e essa da comida deixou-me desiludida :o

19. estive em roma há uns anos e adorei! gostei imenso do trio coliseu, foro romano e palatino. e visitei uma igreja que achei para lá de bonita do pouco usual que era: parecia feita de retalhos! e os gelados, yum! ;)

20. As fotos ficaram tão bonitas e gostei muito de rever a cidade :) eu estive lá há uns anos com uma amiga e adorámos, a cidade é linda e o que gostei mais é que fizemos tudo a pé e pudemos ver quase tudo. Ah e a comida é mais do que deliciosa, que saudades daquelas pizzas!... :p

beijinhos
    Pretty Little Stories

ResponderEliminar
  21. Adorava visitar a cidade, as tuas fotos estão fantásticas!!!

Kiss kiss.*Jo

ResponderEliminar
  22. ta na minha lista sem duvida! mas ja n es a primeira pessoa q vejo falar q a comida desapontou!

23. o quanto eu gostava de ir a Itália, por mim vivia lá

ResponderEliminar

Obrigada por partilhares as tuas palavras! É um prazer ter-te aqui ♥ Se tiveres alguma pergunta, envia-a para danielagandrablog@gmail.com ou para o Facebook do blog - serei mais rápida a responder.