SLIDER

TRENDING

Online shopping

  • sexta-feira, outubro 3

Recebo imensas perguntas todas as semanas sobre fazer compras online.
Aqui ficam algumas dicas, vantagens, desvantagens e métodos de pagamento!

Fazer compras online pode ainda ser um bicho de sete cabeças para muitas pessoas.
Mas o online shopping pode facilitar-nos a vida a vários níveis...


Vantagens

1. Mais cómodo
Não tens que sair de casa e ir para um shopping cheio de gente e filas. 
O que é uma enorme vantagem, especialmente agora, nas estações frias.

2. Mais barato
Atenção, este fator depende dos sites. Mas no ebay, por exemplo, poderás encontrar autênticas pechinchas e peças iguais àquelas que tanto queres a um preço muito mais baixo. O segredo é pesquisar e pesquisar, até encontrar um negócio realmente bom. Isto aplica-se a qualquer loja.

3. Mais original
Já alguma vez te cansaste de comprar uma peça e depois ver mil pessoas com ela? Na net podes comprar roupa mais original e diferente das lojas físicas que existem nos shoppings locais.

Desvantagens

1. Tempo de espera
O tempo de espera da encomenda do tipo de shipping/portes que escolheres. Normalmente, os portes gratuitos demoram entre 15 dias a um mês (ou mais) a chegar. Por isso se queres alguma peça para uma ocasião especial, convém fazeres a encomenda com bastante antecedência ou optar por escolher uma companhia transportadora (exemplo: FedEx). Pagas mais mas desta forma garantes que a encomenda chega segura e a tempo.

2. O monstro da alfândega
Maioria das lojas online mais baratas (Lovelyshoes, Martofchina, Romwe) são asiáticas. Como as encomendas vêm fora da União Europeia podem ficar presas na alfândega para controlo aduaneiro. Se isto acontecer, receberás uma carta em casa para proceder ao desalfandegamento. Para isso, basta enviares para lá o comprovativo da compra e fotocópia do teu Cartão de Cidadão. Ou, na pior das hipóteses, terás que pagar taxas alfandegárias. Para mais informações contacta os CTT.

3. Tamanhos e produtos enganosos
Um dos maiores cuidados que devemos ter ao fazer compras online é verificar as medidas e o material da peça/produto que pretendemos comprar. Às vezes é inevitável, as imagens que vemos nos sites nem sempre correspondem à realidade. Mas isso é um risco que temos de correr, especialmente em lojas online asiáticas (diz-me a experiência). Lojas como a ASOS, por exemplo, são mais fidedignas e fiéis às imagens do site. 
Maioria das lojas tem políticas de devolução para casos de troca de tamanho ou defeito, por isso informa-te no site da respetiva marca.

Métodos de pagamento

Esta é provavelmente a maior preocupaçã: 
Será seguro fazer compras online? Ninguém vai roubar o meu dinheiro? 

O melhor é criares uma conta Paypal, associada ao teu cartão. Se não sabes como o fazer, pede ajuda a alguém mais velho ou informa-te junto do teu banco. Este sistema de pagamento é totalmente seguro e aceite por 98% das lojas online. Existem outras alternativas como o Vista, Mastercard, American Express, etc. 

E se a encomenda nunca chegar a minha casa?
Aí terás que fazer tudo ao teu alcance para contactar a marca e descobrir o que se passa. Em caso de burla, relata o problema. Se não encontrares solução, aprenderás com o teu erro e serás mais seletiva nas lojas.
Espero que esta publicação seja útil para muitas de vocês! As compras online ainda não são muito populares em Portugal mas na Internet podemos encontrar excelentes negócios. Não tenham medo de experimentar... Afinal, quem não arrisca, não petisca! 

Image and video hosting by TinyPic

12 comentários

  1. Ola :)
    Hj em dia penso que as compras online ja sao mais 'bem vistas'. Os senãos que realmente vejo e que penso que sejam relevantes é mesmo os tamanhos e se gostamos ou nao de nos ver com a tal peça.
    Sou fã da asos, tenho comprado algumas coisas recentemente e estou muito satisfeita. O facto de ter algo que n vemos nas lojas 'convencionais' de centro comercial é fantastico!

    xoxo
    Rafaela Avidago
    www.rafaelaavidago.com

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro fazer compras online. Encontram-se sempre bons produtos e bons preços....o pior mesmo é o tempo de espera e a porcaria da alfandega!

    ResponderEliminar
  3. Não imaginas quão úteis este género de posts são! Obrigada!

    ResponderEliminar
  4. Adoro compras online,dão imenso jeito! Como método de pagamento,normalmente uso o MBNet que também é seguro.

    ResponderEliminar
  5. Eu sou mais de compras tradicionais, gosto de ver, tocar, experimentar. Mas uma coisa é certa, as melhores promoções são todas online!
    Obrigada pelas dicas ;)

    http://fabianacoelhopais.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. acho-te tão mas tão parecida com a youtuber Bethany Mota :p a sério, parecem irmãs, tanto no estilo como na cara, no sorriso... em tudo! xD
    http://sete-mil-razoes.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. que bem explicadinho ^^ ''E se a encomenda nunca chegar a minha casa?'' a realidade é mesmo essa, as coisas podem correr mal, mas a gente aprender. O pior disto tudo é que quase não dói nada a pagar xD

    ResponderEliminar
  8. Adorei o post, ajudou imenso.
    Falei de ti no meu blogue: http://amidnightlove.blogspot.pt/2014/10/in-love-bloggers.html

    xx
    http://amidnightlove.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde Daniela :)
    foste taggada por mim para responder à TAG "11 perguntas e 11 respostas" :)
    espero que ainda não tenhas respondido :)
    beijinho

    http://livingonstilettosbeyondheaven.blogspot.pt/2014/10/tag-11-questions-and-answers.html

    ResponderEliminar
  10. Hey,
    You have a really lovely Blog. Do you want to support each other and follow via GFC?
    If yes please tell me and i follow back :)

    Greetings from Germany
    www.sophias-fashion.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Muito esclarecedor!
    Tenho-me ficado pelas lojas dentro da União para evitar a alfândega, com a qual já não posso, e encontro verdadeiros achados!

    http://coucoucaroline.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada por partilhares as tuas palavras! É um prazer ter-te aqui ♥ Se tiveres alguma pergunta, envia-a para danielagandrablog@gmail.com ou para o Facebook do blog - serei mais rápida a responder.

© DANIELA GANDRA Maira Gall