SLIDER

TRENDING

Universidade?

  • domingo, setembro 7

Chegou a altura do ano em que muitos de vocês enfrentam uma nova etapa: a Universidade, um mundo novo e desconhecido. Começam então a surgir algumas dúvidas e receios, certo? Há um ano atrás eu estava na mesma posição que tu... Aqui fica a minha história e alguns conselhos! Espero que te ajude!


O meu conselho número 1 é sem dúvida: relaxar! No meio de tanta coisa a acontecer ao mesmo tempo, parece impossível, eu sei. Mas complicar e stressar, só piora as coisas. Tudo tem duas ou mais soluções! Estarás rodeado de profissionais que te saberão ajudar e orientar.

E se essas pessoas não te ajudarem em nada? Relaxa, não estarás sozinho. Estão milhares de alunos na mesma situação que tu. Eles também estarão desamparados, nervosos e ansiosos. Não tenhas medo ou vergonha, socializa e verás que será muito mais fácil.

1. Vida universitária


A tua vida durante a faculdade pode dar uma volta de 180º. Podes ter que mudar de cidade e deixar a casa dos teus pais... Mas mais uma vez, não desesperes porque não serás o único! Existem centenas de anúncios afixados na faculdade e na net, com apartamentos ou casas a dividir entre estudantes. Quem sabe o teu companheiro de quarto seja o teu novo melhor amigo!

O material escolar não deve ser uma preocupação como no secundário. Compra coisas práticas e necessárias. Maioria dos livros estão disponíveis na biblioteca ou online por isso não terás que gastar muito dinheiro nesse aspeto (depende das faculdades/e cursos).

Se viveres sozinho, a alimentação pode ser uma tentação. Evita fast-food e comida pouco nutritiva. Almoça na cantina ou traz a tua comidinha de casa, tal como eu!

Prepara-te para lidar com muitos papéis e burocracias chatas. As filas costumam ser intermináveis e os funcionários, não lá muito simpáticos. Faz parte da vida de "adulto", terás que te desenrascar!

2. Amizades


Deixar o secundário para trás pode ser muito difícil. Depois do 12º ano, toda a gente segue rumos diferentes mas isso não significa que terás que te separar dos teus grandes amigos. As verdadeiras amizades permanecem, longe ou perto! 

Na Universidade, conhecerás pessoas de todo o país (ou até de todo o mundo) muito diferentes de ti. Com personalidades diferentes, ideias diferentes e maneiras de trabalhar diferentes. Terás que as aceitar e saber te rodear das pessoas certas. Porque embora estejamos a falar da faculdade, lá também existem más influências e hipocrisias... Como em todo o lado. Mas também conhecerás pessoas espetaculares e parecidas contigo! Por isso, não te feches e convive!

3. Estudo


Com tantas coisas novas, podes acabar por te esquecer do verdadeiro motivo da faculdade: formar-te num bom profissional. Não deixes tudo para o último dia, vai estudando continuamente e não tenhas medo de expor as tuas dúvidas. Regra geral, os professores não vão saber o teu nome ou preocupar-se contigo. Eles dão a matéria e a maior parte do trabalho deve ser feito em casa. Não vais ter ninguém a dizer-te "estuda" ou "aplica-te mais", como no secundário. Para isso, vai ser preciso muita força de vontade. Tens que acreditar em ti, ler muito e confiar nas tuas capacidades! Aprende a gerir o teu horário e terás tempo para tudo. Os alunos mais velhos são também uma grande ajuda. Graças à experiência, eles terão dicas e conselhos valiosos.

4. Praxe e grupos académicos


A praxe é um tópico controverso por uma série de razões. Eu andei uma semana na praxe e desisti porque olhar para o chão e estar de quatro durante horas não significava absolutamente nada para mim. Mas cada caso é um caso, as praxes são diferentes e por isso aconselho toda a gente a experimentar! Nem que seja durante um dia, terás muitas histórias para contar. 

Cada praxe tem os seus valores e tradições da casa, por isso informa-te como funciona na tua faculdade. Acima de tudo, nunca faças nada que não queiras. Nunca deixes que ninguém te rebaixe! Quem praxa é pouco mais velho que tu e isso não lhes dá autoridade nenhuma para te tratarem mal.

Felizmente, no meu curso existe uma alternativa à praxe: a Real Tertúlia dos Bastardos, um grupo académico também com valores e tradições. Não praticamos atividades praxísticas e não estamos de maneira alguma associados à praxe. Temos reuniões todas as semanas, fazemos atividades muito divertidas, apadrinhamos e trajamos. Não trocamos insultos, olhamo-nos nos olhos e respeitamo-nos mutuamente. 

De qualquer maneira, não te sintas pressionado a pertencer a nenhum grupo específico. A integração pode ser mais difícil mas com o tempo encontrarás o teu lugar. 

5. O que vestir


E porque o tema principal deste blog é a moda, esta não podia cá faltar. Com a entrada na faculdade, deixei as saias e os saltos um bocado de lado e adotei um estilo mais prático e casual para o dia-a-dia. A correria, o tempo e os transportes públicos são alguns dos fatores que pedem roupa confortável. Obviamente não tens que te despir do teu estilo pessoal, mas sim adaptá-lo à tua nova vida. Eu continuo a usar peças femininas, mas com calçado mais baixo e um casaco mais quente. Conforto é a palavra-chave!


Acima de tudo, desfruta desta nova etapa da tua vida e enfrenta-a com naturalidade. A minha adaptação à faculdade não foi nada fácil... Tive imensas saudades do secundário, dos professores, dos meus amigos e do meu dia-a-dia rotineiro... Demorei alguns meses até finalmente aceitar que essa fase tinha acabado e que tinha de seguir em frente com a minha vida. Mas consegui graças às novas pessoas que conheci e ao apoio da minha família e dos meus amigos. 

Aprendi que cada etapa da nossa vida tem a sua beleza e que devemos aproveitar cada minuto ao máximo. Socializa, estuda e diverte-te! Relaxa, não tenhas medo e aproveita! Boa sorte e bem-vindo à Universidade!
Image and video hosting by TinyPic

9 comentários

  1. Ainda bem que fizeste este post. Apesar de não mudar de cidade, o meu mundo vai mudar completamente. Parecendo que não, ler este tipo de coisas ajuda. Portanto, obrigada! :)

    ResponderEliminar
  2. Apesar de ainda ir para o 12, adorei o post (:

    ResponderEliminar
  3. Apesar de ainda não ir este ano para a faculdade achei o teu post muito útil

    ResponderEliminar
  4. Não é o meu primeiro ano na universidade, mas li o teu post só para saber como foi a tua experiência e fiquei agradavelmente surpreendida. Tenho a mesma opinião que tu em relação à praxe, mas no meu caso não há grupos alternativos. Fiz imensos amigos e não tive problemas por não ir à praxe, mas adorava que houvesse um grupo do género da Real Tertúlia dos Bastardos na minha faculdade, pelo que tu disseste faz muito mais sentido do que a praxe porque ajuda à integração e à diversão sem a parte da humilhação :)

    ResponderEliminar
  5. Vou este ano para a Universidade, vou mudar de cidade e sair de casa dos meus pais. Sei que vai ser uma mudança um bocado radical mas vou pensar positivo e esperar que tudo corra bem. Entrei na minha primeira opção, por isso, estou muito feliz. Obrigada pelo post, é sempre bom saber opiniões e receber conselhos. Beijinhos! *

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigada por este post, Daniela! Começo a faculdade dia 15 e espero que corra tudo bem! :)
    Beijinhos, xx
    mylittlecorner7.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Obrigada por partilhares as tuas palavras! É um prazer ter-te aqui ♥ Se tiveres alguma pergunta, envia-a para danielagandrablog@gmail.com ou para o Facebook do blog - serei mais rápida a responder.

© Maira Gall