SLIDER

TRENDING

A magia da fotografia

  • terça-feira, janeiro 8

Hoje é Dia do Fotógrafo e por isso decidi partilhar convosco mais um bocadinho de mim, que creio que já conhecem.
A fotografia é a minha paixão desde há muito tempo. Aliás, foi ela a principal razão que me levou a criar este blog. Desde pequena que era fascinada pela revelação e andava sempre ansiosa por ir buscar as fotografias ao laboratório para finalmente as ter nas minhas mãos! Fui aprendendo a gostar cada vez mais desta arte e hoje, já não vivo sem ela.

Em 2010 comprei a minha primeira máquina "a sério" - julgava eu. Uma bridge que para fazer asneiras, experimentar e descobrir, funcionou perfeitamente! Foi com ela que ganhei mais gosto em fotografar retratos e insetos - pancas, enfim! 

Grande parte dessas fotografias estão agora perdidas, com muita pena minha porque, embora a máquina não fosse toda xpto, guardo comigo registos que adorei! Como por exemplo, a icónica fotografia, que me inspirou para o nome do blog:

E não só, aqui ficam os meus primeiros registos com a Panasonic Lumix FZ38, em 2010:

Em 2011, por causa da escola, exames e etc, perdi o hábito de fotografar tão frequentemente... A partir daí aquilo que comecei a fotografar era mais direcionado ao blog mas também porque a máquina que tinha deixado de corresponder às minhas necessidades. Eu ambicionava mais, queria evoluir e descobrir! E nela, já não encontrava mistério nenhum.
Foi quando decidi juntar dinheiro para uma nova! A pouco e pouco, fui pesquisando, fui investindo...
E em junho de 2012, comprei a minha tão desejada Canon 550D, com a qual fotografo atualmente!

Por enquanto, a Canon 550D satisfaz as minhas necessidades e aquilo que pretendo, quando deixar de o fazer, parto noutra aventura. Mas há um ponto fundamental que NÃO POSSO deixar de focar, pois muita gente o desconhece: não é o forno que faz o cozinheiro, não é a escova que faz a cabeleireira, nem é a máquina que faz o fotógrafo. A qualidade do instrumento ajuda, claro, mas se não o conheceremos nem soubermos como o manusear, então não nos serve de nada.

Hoje em dia, ser fotógrafo é a profissão/hobbie da moda. Toda a gente tem acesso a grandes máquinas, põem uma legenda do género "Sou bué fixe Photography" e já se julgam os Patricks Demarchlier da zona. A mim tanto me aquece como arrefece. Por um lado fico triste por ver as pessoas a banalizar tanto uma arte e por outra, fico feliz por a estarem a valorizar (cada um à sua maneira, claro). Mas quanto à fotografia em geral, bem, podia ficar aqui horas a escrever!

Aliás, já devem ter notado... Mas há um bichinho dentro de mim que adora ver a reação das pessoas quando lhes fotografo. Gosto de lhes mostrar como são realmente bonitas e nem se apercebem disso. A fotografia tem o poder de nos levar para longe, seja no tempo ou no espaço. Relembra-nos momentos, pessoas, cheiros e lugares... Esta presente em todas as fases das nossas vidas, desde as primeiras brincadeiras, às fotos da primária, do Cartão de Cidadão, de formatura, do casamento... Os anos podem passar, as pessoas podem mudar, envelhecer... A fotografia permanecerá a mesma. Aquele momento ficará guardado para sempre connosco. E é esse o poder da fotografia que tanto me apaixona.
E a vocês, apaixonou-vos alguma destas fotografias? Feliz Dia do Fotógrafo!

28 comentários

  1. Adoro as tuas fotografias, apesar de não ser profissional no assunto.
    No geral, eu AMO fotografia! Tenho um "bichinho" em fotografar pequenos detalhes aqui e ali com uma simples máquina digital!
    Feliz Dia do Fotógrafo!

    ResponderEliminar
  2. Adorei as duas ultimas em especial :)* eu tb adoro mas não percebo muito, mas quem corre por gosto nao cansa! Quem me dera andar sempre com a maquina para tirar fotos todos os dias e ficar tudo registado...


    http://behindcatiseyes.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Estão todas adoráveis, mas gostei especialmente da 12ª e 13ª foto! E concordo totalmente com o que referiste sobre a banalização da fotografia :(

    golden-heaven-eyes.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito do post Daniela, já sabes que adoro como fotografas :) e adorei o pormenor "já se julgam os Patricks Demarchlier da zona" eheh, ri-me imenso :P
    Engraçado, tenho uma historia bastante parecida com a tua, em relação a "fotografia" :) apesar de so ter relacionado com moda mais tarde, quando criei o blog.
    Beijinhos, continua com o optimo trabalho no blog! Sempre que posso passo por cá :D

    ResponderEliminar
  5. Apaixonei-me por todas!
    Tens tanto talento, adoro fotografia e fotografar. Adorei as tuas fotos +.+

    ResponderEliminar
  6. Aww as tuas fotografias são lindas! e tens razão, banaliza-se muito essa profissão mas tambem se valoriza, um pouco contraditório!
    Como sempre, adorei o post! (:
    beijinho linda,
    Di

    ResponderEliminar
  7. adoro!

    Um dia ainda vou ser fotografado por ti e vou ter o prazer de te fotografar ahaha ;)

    http://goncalofilipeglopes.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Olá, adoro a forma com editas as fotos! Também comprei uma reflex nova recentemente, mas ainda estou a aprender a usá-la. Como é que fazes para tirar as fotos para o blog? eu sei que usas tripé, mas como é que fazes a focagem, usas o cronómetro? espero que me possas ajudar, beijinhos ;)

    ResponderEliminar
  9. Eu adoro igualmente fotografia, infelizmente ando a pedir uma máquina decente a uns 2 aninhos, mas ainda nada :x e ainda não tive grande oportunidade de juntar! Mas sei q ainda vou conseguir ter uma ahah porque é algo que quero muito!
    Adoro todas as fotos que tiraste com a tua máquina mais recente, a 550D :) são as minhas favoritas!!
    Tens mesmo jeito e vê-se que paixão por esta arte não te falta! :) continua!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  10. Adorei este post! A fotografia é realmente uma arte apaixonante. Eu gosto imenso de fotografia digital, mas tenho um gostinho especial por fotografia analógica. Já agora por curiosidade, tens alguma máquina analógica? :)


    ♥ http://sweetstuff.blogs.sapo.pt ♥

    ResponderEliminar
  11. Adorei o teu post! <3
    Não costumo contar os blogs por falta de tempo, mas não deixo de os vir ler... mas este tinha que comentar =D
    E verdade banaliza-se e valoriza-se... fotografia para mim é um modo de vida, é um religião. Tanto que sou louca (como muita gente diz) que querer fazer disto profissão. Estou de alma e coração no curso(não tanto como gostaria mas tenho que trabalhar para o poder pagar...)
    Pela maravilhosa arte da fotografia eu faço tudo ^^^

    Beijocas e bons clicks ;D

    ResponderEliminar
  12. adorei o post doce Dani. as fotografias são lindíssimas, e o que escreveste é completamente verdade.
    começo pela parte de "nem é a máquina que faz o fotógrafo", isso é das coisas mais verdadeiras de sempre... tenho o meu exemplo: começei a fotografar com o meu ipod touch e só há 4 meses é que finalmente comprei a minha canon que desejava há anos largos. e é bom vermos a evolução das nossas fotografias ao longo do tempo!
    ri-me tanto com aquela parte do "sou bué fixe photography", é tão verdade e triste ao mesmo tempo!
    feliz dia do fotógrafo :3

    ResponderEliminar
  13. Adorei o teu post,a explicar o teu gosto pela a fotografia
    acho que tens bastante talento pelas as fotos que amostras no teu blog e acho que nunca se deve esquecer uma paixão x
    http://thelittlefashionistafx.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Gostei mesmo muito deste post!
    As fotografias estão fantásticas.
    Já agora onde compras-te o vestido preto da 20ªfoto?

    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  15. As fotos estão todas perfeitas *-*
    Eu também adoro fotografia mas não tenho experiência nem nenhum maquina muito xpto :)
    A única que tinha era uma básica que o meu primo me tinha oferecido no Natal mas o meu irmão estragou-a há pouco tempo... Agora pedi para os anos mas só faço anos em Agosto :/
    Vou ver se os meus pais me compram um baratinha de prenda de anos mas se me a oferecem antes xD
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Os meus pais compraram-nos essa maquina quando comecei o curso, actualmente quem a tem é a mana que está no curso de artes! Agora uso uma daquelas compactas, vai dando para o dia a dia, mas tem saudades da canon!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Tens toda a razão no que escreveste! Acho-te uma fotografa maravilhosa :)

    ResponderEliminar
  18. tens muito jeito! tenho a mesma maquina e ainda não consegui o que tu consegues! vamos ver se arranjo tempo para melhorar a minha técnica. Fotografia também é uma paixão que sempre tive, mas que recentemente deixei um pouco de lado. Este teu post inspirou-me a voltar a dedicar-me a ela.
    xxxx

    ResponderEliminar
  19. Concordo plenamente contigo. A mim, entristece-me o facto de qualquer pessoa ter acesso a essas "maquinas grandes" como muitos intitulam, e começarem a fazer book's e etc, o mais estranho, é que as pessoas pagam a esses mesmos (supostos) fotógrafos para o fazer. Pessoas essas que não tem noções nenhumas. Enquanto que há pessoas que estudaram para o fazer.

    olha, podes ir espreitar, e junta-te ao 500px! http://500px.com/joanalves
    Beijinhos <3

    ResponderEliminar
  20. Olá Daniela! Sou uma seguidora atenta do teu blog, adoro cada post teu, este adoro mesmo , acho que tens muito jeito para tirar fotografias, ficam todas lindas :3 eu gosto muito de ser fotografada , mas nem sempre à fotógrafos disponíveis ;) Vou começar a dedicar-me mais à arte da fotografia :) e vou continuar atenta ao teu blog e ter ideias, se poderes passa no meu: http://diarydesentimentos1.blogspot.pt/
    Obrigado, beijinho ♥

    ResponderEliminar
  21. lovely blog!! following yuo now my name is Daniela too <3

    masquetendenciasyestilo.blogspot.com

    ResponderEliminar
  22. Eu cá acho que tu fotografas lindamente! E adoto a foto das litas vermelhas! ;)

    ResponderEliminar
  23. Acabei de ver o teu blog pela primeira vez e adorei as tuas fotografias. São lindas :)

    ResponderEliminar
  24. é tão bom ver alguém falar tão bem da mesma paixão! também adoro e espero um dia ser reconhecida pelo meu trabalho :)

    ResponderEliminar
  25. amei este post, foi mesmo esclarecido o teu amor pela fotografia, e partilho a mesma opinião que tu em certos aspectos, relativamente, acada um ter acesso e pensar logo que tem a "cena". Continua, tens mesmo talento! ~

    ResponderEliminar
  26. Olá Daniela. Revi-me muito nas tuas palavras. Tal e qual... Por isso decidi pedir a tua opinião.

    Apesar de gostar muito de fotografia ainda estou no início do conhecimento e prática, tudo amador. Gosto de fotografia de retratos e locais/paisagens quando viajo. Adquiri uma Canon 1100D com a lente do kit 18-55mm à algum tempo e tenho aprendido conforme o que vou lendo e ''praticando''. Porém, após algum tempo começo a pensar em adquirir uma outra lente e vi algumas informações de que a 50mm 1.8 é uma boa aposta, mas até agora não consegui analisar bem as diferenças e o que me pode proporcionar e se é realmente um bom avanço à lente do kit. Não costumo fazer edição das fotografias, é ainda um Mundo que não tive tempo de descobrir.

    Desde já obrigada. Um beijinho e boas fotografias ;)

    ResponderEliminar
  27. como te compreendo , já trabalho à algum tempo com fotografia e desde que me lembro foi sempre o meu maior sonho ! e quando dizes que não é a maquina que faz o fotografo , não é mesmo ... é tudo o que se traz dentro do coração e no fundo dos pensamentos. um verdadeiro fotografo não precisa de muito material , precisa de amor pelo que faz ♥

    ResponderEliminar

Obrigada por partilhares as tuas palavras! É um prazer ter-te aqui ♥ Se tiveres alguma pergunta, envia-a para danielagandrablog@gmail.com ou para o Facebook do blog - serei mais rápida a responder.

© Maira Gall