SLIDER

TRENDING

Refletir

  • sábado, janeiro 28



Há um tempo que tenho andado reticente quanto à moda nos dias de hoje. Sempre foi e sempre será algo que quando abordado levantará mil e uma questões, ainda mais agora com a quantidade de informação. A anorexia é um dos primeiros assuntos na mesa, com que toda a gente está já familiarizada mas que persiste. É inegável na minha experiência – não muito vasta – de desfiles o desconforto em assistir determinados cabides em tecidos tão caros e delicados. O receio que voem num sopro é algum. 

As semanas da moda são, sem dúvida alguma, um universo aparte. Onde cada um veste o seu melhor vestido e com o seu grupo de fashionistas passeia, fazendo-se despercebido mas ansiando um convite para ser fotografado, um reconhecimento. Essa é uma das coisas sobre as quais tenho andado a refletir. A ânsia pela fama, pelo hype, pelos seguidores ou pela reputação. Não falo só no mundo da moda, mas em geral. Todo ele gira num jogo de interesses, conflitos e disputas. Uma constante luta pelo melhor. Quem está na primeira fila de todos os desfiles, quem tem as notícias em primeira mão, quem é mais requisitado, quem vestiu o quê, quem tem as novas Jeffrey Campbell. 

Tenho vindo a notar que a blogosfera, neste caso, cada vez mais se torna num grupo homogéneo e guiado por estereótipos seguidos pela outra metade do mundo. Quando existe alguém diferente, das duas, uma: ou é claramente único e irreverente mas é criticado por isso ou é uma tentativa fracassada a cair no exagero. Por vezes pergunto-me quem sou eu, nesta comunidade cada vez maior e rica. Quando me perguntam o porquê da criação do blogue, a minha resposta é sempre a mesma: partilhar a minha paixão. 

É impossível não cair em clichés, ser influenciado por esta massa, que aliás, é por vezes bem mais enriquecedora que uma revista. Encontram-se neste cantinho pessoas reais, com os mesmos problemas que nós, inseguras, com uma vida para além das roupas ou da tecnologia. Que se preocupam com o seu gato, com os problemas mundiais, as notícias do telejornal e a família. É precisamente isso que deve mover esta comunidade, o facto de sermos seres humanos, com uma vida para além da aparente. Não um snob na primeira fila de um desfile focado apenas no seu Black Berry ou Iphone, óculos de sol e demasiado ocupado para não responder a quem admira o seu trabalho.

Isto para concluir que acho necessária uma chuva de igualdade. Algo que fizesse realmente ver o propósito e como fantástico este mundo da moda pode ser. Vestindo a nossa personalidade sem qualquer medo do que possam achar. Ser quem somos e não aquilo que x ou y aparenta e vestir aquilo que queremos e não concretamente o “it”. As palavras chave? Ser feliz!

Gostava de saber qual a vossa opinião sobre este assunto! É realmente incrível e muito gratificante saber que mais de 300,000 já passaram por aqui e mais de 1200 permanecem desse lado! Obrigada por todas as palavras, pelo carinho, pelo apoio, do fundo do meu tiny heart. 

49 comentários

  1. eu partilho a mesma opinião ;) não nos podemos esquecer de quem SOMOS, este meio pode ser fantástico mas também nos pode arruinar e fazer com que nos percamos por outro lado...

    http://behindcatiseyes.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Acho que devias de fazer mais posts deste género. Sempre tiveste um jeito enorme para a escrita e é sempre bom ler algo teu.
    Parabéns pelo blog que a cada dia que passa está cada vez mais fantástico. Beijinhos e muitas felicidades!

    ResponderEliminar
  3. Querida Daniela, muitos parabéns por conseguir ostentar um blogue como o tem feito nestes 3 anos. Confesso, não sou um utilizador assíduo deste seu espaço, mas apraz-me dizer que fico muito satisfeito ao ler algumas das suas postagens onde nos demonstra uma enorme sapiência (que advém, julgo, da sua experiência neste mundo) e consciência do que a 'MODA' é e pode ser.
    Aconselho-a a continuar a fazer o que mais ama, pois só assim se caminha para um futuro mais risonho e positivo.
    Prossiga então com este seu cantinho que roça o lírico e maravilhoso que tanto internauta faz delirar.
    Um beijinho caloroso de um ser atento. :)

    ResponderEliminar
  4. Tenho a mesma opinião que tu , acho que temos sempre de levar em conta quem somos , e não sermos todos tão "iguais". Adoro a tua escrita!! :)

    ResponderEliminar
  5. Não poderia deixar de concordar, pois tenho exactamente a mesma opinião. Este mundos dos blogues tão em voga agora, chama a atenção de tanta gente que para quem está a começar pode ser difícil decidir que rumo seguir; por vezes é muito mais fácil "just go with the crowd", porque verdade seja dita it works! É a triste realidade.
    Ser fiel a nós mesmos é sempre a melhor escolha, quer seja em relação a um blogue, estilo pessoal, o que quer que seja. Devemos sempre ser nós mesmos.
    Acho que fizeste muito bem em deixar aqui esta pequena reflexão, devemos sempre pensar um pouquinho nestas coisas.

    ResponderEliminar
  6. Concordo plenamente! A blogosfera sem dúvida que traz consigo uma autenticidade enorme, uma partilha de interesses com pessoas que querem da vida o mesmo que nós: felicidade!
    Parabéns!
    Good Love, Maf.

    http://umamoedanosapato.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Parabéns pelo excelente post honey!
    Sinceramente? Amo moda, conheço todas essas "tretas", concordo com algumas e outras não... Mas no fim de tudo, eu amo e vivo a moda da minha maneira, misturo-me com hábitos óbvios e outros menos óbvios, sou mais uma, e por vezes sou apenas UMA e não outra no meio de tantos. E para terminar, o que importa é que seja sempre eu, gostem ou não ;)

    Mil bisous dear*
    IV
    http://www.ivaniadiamond.com/

    ResponderEliminar
  8. MUITO BOM. CONCORDO COM TUDO DANIELA. BEIJINHO GRANDE E PARABÉNS PELO BLOG <3

    ResponderEliminar
  9. CONCORDO!!! OMG, soube tão bem ler este post, saber que afinal existem mais que pensam como eu...
    Odeio que nesta sociedade, exista um esteriotipo que é melhor que o outro, cada coisa que temos diferentes dos outros tornam-nos especiais e únicas. Existe muita gente que fala disto, mas não pensa o mesmo. Porque lá no seu interior escolhe as pessoas pelo aquilo que aparentam e não por aquilo que realmente são.
    Sou magra (para a minha idade e altura) e por isso toda a gente diz que deva ser modelo (mas, eu não quero ser mais uma das milhões de modelos, não quero ser só apenas uma carinha bonita no mundo da moda). Sou completamente apaixonada por moda, mas não quero ser modelo.
    Concluindo, para mim que se "lixei" os esteriotipos ideais, e que cada um começe a ser diferente e a agir de maneira diferente, seja no mundo da moda, ou no mundo urbano.
    Continua a fazer estes post maravilhosos e a reenventar a moda, eu adoro o que fazes!!

    ResponderEliminar
  10. concordo plenamente com o que disseste! acho que devemos ser quem somos e isso reflete-se bastante no que vestimos. sem preocupações. ser feliz é a chave para tudo :)

    ResponderEliminar
  11. Gostei imenso! E devo dizer que para mim és unica, uma das melhores bloggers portuguesas que andam por ai :D continua assim

    ResponderEliminar
  12. ora essa! muito obrigada eu minha linda :)

    ResponderEliminar
  13. já cá ando há quase quatro anos e assisti de perto a esta revolução nos blogues. concordo com o que dizes! o meu blog sou eu, acho que nada reflecte melhor o meu eu que o meu blog, acompanhou-me em alturas boas, muito boas e más. nos últimos tempos dediquei-me a sério ao blog e ele cresceu positivamente. traz-me alegrias mas continuo a ser eu. influências à parte cada um faz do seu blogue o seu canto, mas falha quando imita. um grande beijinho
    http://www.fashioninla-go-svegas.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  14. Adorei este post! Incrivelmente verdade! Confesso que me sinto exactamente como tu e sinto que a definicao de estilo, de moda, para mim, e ter x tendencias e escolher as que gosto, usar as que eu quero. Para tal inspiro me em montes de pessoas e blogs, na minima coisa que vejo na rua a uma montra de loja!


    http://placequotehere.blogspot.com

    ResponderEliminar
  15. Não lia algo tão bom sobre este "mundo" a muito tempo, e não tenho nada a acrescentar senão a minha opinião de que não é número de seguidores, likes, etc que diz a qualidade do trabalho!

    Muito obrigada pela opinião positiva.
    Um beijinho e continua com o bom trabalho! :)

    ResponderEliminar
  16. Concordo com cada palavra.
    Entrei neste mundo há ja algum tempo, apesar de o meu blog ser bastante recente. Mas sem dúvida que o importante e que para mim, é crucial é mostrar o que somos, as nossas paixões, interesses, os nossos objectivos, claro que os nossos gostos são importantes, a nossa visão sobre as mais diversas coisas.. seja de sapatos á crise que o país atravessa. Há que haver equilíbrio e balanço. E não cair no erro de querer parecer que vivemos num mundo a parte, onde a moda, a ostentação e o glamour nos cegam e não vemos mais nada em volta. :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  17. concordo :) e adoro o teu blog e é verdade que ser blogger é mais do que partilha e moda é paixão :)

    ResponderEliminar
  18. Concordo contigo. Antigamente todos queriam ser diferentes, hoje todos querem ser iguais *.* Adorei o post.

    ResponderEliminar
  19. concordo com cada palavra :')
    e adorooo o blog *

    Beijinho

    http://momentosdotempo.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  20. Tenemos la misma opinion, pero en sueños imagino cada cosas, cada idea, no hay nada de malo en imaginar! lindo outfit! vista mi blog! ;)

    ResponderEliminar
  21. Waw. Concordo plenamente. Devemos ser diferentes, ou seja, ser o que realmente somos. E partilhar as nossas paixões com o mundo. Gostei do teu blog e ja estou seguindo com muito prazer. Bjinho, bom final de semana e espero pela tua visita.

    http://soentrenosmulheres.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  22. Excelente texto.A minha opinião é que devemos manter os pés bem assentes na terra e pensar que nada nesta vida é eterno,devemos aproveitar o que temos mas não acharmos que somos melhores ou piores que alguém,cada um é como é..uma coisa é inspirarmo-nos em alguém,outra coisa é tentar ser uma cópia exacta!!bjs bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  23. concordo plenamente contigo, devemos continuar a ser quem somos, usar o que gostamos e agir como queremos e não deixar que nada influencie. sermos todos iguais seria chato. adorei o que escreves-te e muitos parabéns pelo blog! é dos meus preferidos, sempre que posso dou uma "espreitadela" e adoro sempre tudo o que postas! ((:

    ResponderEliminar
  24. (só agora vi o comentário resposta que fizes-te desculpa)
    de nada. por acaso sabes onde posso encontrar o que tem nessa fotografia (a sexta)?

    ResponderEliminar
  25. concordo com tudo que você disse! ótimo texto (; a blogsfera está se tornando um lugar onde tudo deve ser igual e isso está errado, devemos ser quem realmente somos e como você disse: ser feliz! (:

    beijo
    blog-da-alice-estrela-cadente.blogspot.com
    estou seguindo, segue de volta?<3

    ResponderEliminar
  26. Não podia concordar mais contigo Daniela. Por vezes tenho medo de ser apenas mais uma pessoa no meio desta blogosfera, mas por outro lado também não gosto de dar muito nas vistas.. E é sempre bom saber que quando te encontrar na rua e te pedir um autógrafo ou ficar histérica enquanto te abraço até te esmagar, não vais ficar concentrada no teu iPhone ou bb :p

    ResponderEliminar
  27. De facto, Daniela, penso que a tua humildade mesmo tendo ja alguns followers e visitas, é uma das razões porque continuo a seguir o teu blog. Honestamente, não sou grande fã de moda, prefiro vídeo à fotografia e gosto mais de ler textos nos blogs do que ver fotos, mas acho interessante a tua postura de seres meio infantil (talvez esta nao seja a palavra, certa, é mais tipo 'ingenuidade'?), mas ao mesmo tempo não seres mais uma das miúdas mimadas da blogosfera. É interessante ver alguém que embora tenha um blog tão debruçado sobre a moda, não se mostra fútil nem superior.
    :)

    ResponderEliminar
  28. Não sou blogger..ainda. Apenas seguidora de alguns. Encontrei o teu ao acaso, percebi que, vê lá, até és minha vizinha! O mundo é pequeno... Nunca te esqueças dessas palavras que escreveste. Espero que consigas realizar todos os teus sonhos. Obrigada pela inspiração :) Filipa Rocha.

    ResponderEliminar
  29. Existe muita gente com medo de criar um blogue por não gostar da sua imagem. Cada um é como é.
    És linda!

    ResponderEliminar
  30. Concordo plenamente, Daniela. Eu gosto muito de moda, como a maioria das pessoas, mas não faço da moda a minha moda. Eu sou feliz como sou, como me visto. Somos seres únicos e insubstituíveis e, ao andarmos todos iguais, perde-se tudo isso!

    ResponderEliminar
  31. exatamente haha , e parabéns , mereces todos os seguidores , as palavras queridas e todo o teu sucesso!!

    ohh bgd!! :D

    ResponderEliminar
  32. Really beautiful!

    http://styleservings.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  33. You have a great sense of style!!
    Following you <3
    Car
    http://waytheby.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  34. concordo plenamente com cada palavra aqui escrita . E parabéns pelo teu blogue ser tão sensacional . continua com o teu óptimo trabalho :)

    ResponderEliminar
  35. Such a beautiful picture! I love it!

    Thank you so much for the sweet comment on my blog! It really means the world to me!

    XoXo
    Plami

    http://www.fashionthrill.com/

    ResponderEliminar
  36. Concordo com tudo o que disseste! Tens uma excelente forma de escrever e de te expressares, continua assim :)

    http://belezaqb.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  37. não podia concordar mais! ser feliz é o mais importante ;)

    linda como sempre!

    ResponderEliminar
  38. podias fazer um post com fotos tuas antigas , tipo as do hi5 , ou de quando começaste a ter outro estilo... acho que era giro!

    ResponderEliminar
  39. wow adorei e concordo plenamente com a tua reflexão! o mundo da moda esta repleto de coisas optimas, unicas e fantasticas tanto no seu sentido de excelência como de fantasia. é uma paixão, e nao uma simples futilidade como muitos julgam. O mais importante é mesmo assumires te como tal e seres tu proprio, o resto vem por acrescimo...

    beijinho :)

    ResponderEliminar
  40. para mim, além de teres o dom da fotografia, moda e etc's, tens o dom de saber escrever, que nem toda a gente tem. muitos parabéns por o que já conseguiste alcançar. beijinhos. :)

    ResponderEliminar
  41. uau, tens muito jeito para a escrita, e concordo plenamente contigo! acho que devemos ser quem somos e sermos fieis a nós próprios, do que sermos iguais a outros! :)

    ResponderEliminar
  42. Olá Daniela :)
    Já sabia que tinhas imenso jeito para a fotografia e para a moda, mas agora fiquei a saber que também escreves super bem!
    Bem, realmente concordo contigo... E acho que não devemos deixar de ser quem somos por este ou aquele não gostar, antes dos outros estamos nós! E por mais que queiramos agradar aos outros vamos acabar por ser nós a não nos agradarmos a nós próprios (se é que me fiz entender).
    Bem, fica desde já a saber que para mim tu és linda como és. És uma rapariga super adorável, qualquer coisa te fica bem e a tua simplicidade e o teu amor naquilo que fazes torna tudo muito, mas muito mais bonito!
    Continua assim!
    Bjinhos e tudo de bom :D

    ResponderEliminar
  43. Concordo contigo! Acho que quem anda na blogosfera gosta de moda, não duvido, mas acho que a moda se confunde com consumisto e exibicionismo, popularidade, whatever. Eu já blogo há mais de 2 anos, e faço-o como um prazer. Não ando de blog em blog a deixar comentários só para que os outros venham à minha página fazer o mesmo. Não vou a mil e um eventos de moda, só porque quero ser fotografada ou reconhecida. Se calhar procuro coisas diferentes deste mundo, dado que não pretendo viver da moda ou do blog em si. Acho que já estava na hora de alguém escrever um post destes! :)

    xx

    ResponderEliminar
  44. Tens toda a razão, Daniela. Gosto sempre de ler o que escreves mas este post em particular demonstra muita verdade!
    Eu não tenho um blog de moda, é verdade, mas ainda são alguns os que visito desse género e digo-te, por vezes deparo-me com alguns que penso mesmo "qual o propósito disto?" porque acaba por confundir-se com exibicionismo e muitas pensam mesmo que sabem tudo o fundamental daquilo. Mas penso que o mais importante é que ainda há blogs de qualidade e acredita que o teu é dos melhores, by far. Portanto, mantém-te sempre quem és, porque a imagem que passas (que pode ser, ou não, verdadeira) é de uma rapariga como tantas nós, preocupada, sensível, simpática e com uma paixão enorme pela moda, que sabe o que faz, com cabeça e muita dedicação!

    ResponderEliminar

Obrigada por partilhares as tuas palavras! É um prazer ter-te aqui ♥ Se tiveres alguma pergunta, envia-a para danielagandrablog@gmail.com ou para o Facebook do blog - serei mais rápida a responder.

© DANIELA GANDRA Maira Gall